quinta-feira, 7 de abril de 2016

Reprodução dos animais

       A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos. Assegura a perpetuação das espécies, permitindo a formação de novos indivíduos e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta.

       A Natureza adoptou numerosas, e por vezes fantásticas, estratégias de reprodução, que globalmente se podem agrupar em dois processos básicos:
            reprodução assexuada e reprodução sexuada.


A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 

Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais.





         Na reprodução sexuada há intervenção de células sexuais — os gâmetas.

         A célula masculina, espermatozóide, junta-se à célula feminina, óvulo, ocorrendo o processo de fecundação do qual resulta o ovo ou zigoto.

Fecundação --»  óvulo + espermatozóide = ovo

Reprodução em ouriços-do-mar


Quando a reprodução é sexuada, existe geralmente um macho e uma fêmea.



Há espécies em que conseguimos distinguir facilmente o macho da fêmea pelas suas caraterísticas  físicas.

Quando isso acontece, diz-se que há DIMORFISMO SEXUAL.


Dimorfismo = Di (duas) morfismo (formas)

Duas formas diferentes - uma para o macho e outra para a fêmea








Símbolos de Feminino e Masculino



(ATUALIZAÇÃO DA MENSAGEM DE 30-11-11)
 

15 comentários:

  1. Devia de aparecer os comportamentos dos animais nessa época...

    ResponderEliminar
  2. Sim, pode ver-se no post seguinte:
    http://auladecienciasdanatureza.blogspot.com/2011/12/rituais-de-acasalamento.html

    ResponderEliminar
  3. isto é bastante interesante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem acho que e muito interessante eu sexta vou ter o teste de ciencias e as duvidas que eu tinha agora ja nao tenho,acho que nessa materia vou ter excelente.
      Muito obrigada

      Eliminar
  4. Eu ja aprendi isto , mas bom resumo.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que está espeta colar

    ResponderEliminar
  6. descobri muitas coisas com isto tudo

    ResponderEliminar
  7. llllllllleeeeeeeeeegggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaalllllllllll

    ResponderEliminar
  8. essa pesquisa me ajudou muito a fazer o trabalho da escola :-)

    ResponderEliminar