domingo, 23 de janeiro de 2011

A Folha

Função:
A folha é fantástica! É por ela que a planta respira, transpira e faz a fotossíntese (produz o seu alimento).



As folhas geralmente são verdes. Isso acontece graças a um pigmento (substância que dá a cor) chamado clorofila.

Constituição:


Como poderás observar facilmente na natureza, existem folhas com muitas formas.

Diz-se que a folha é completa quando tem limbo, pecíolo e baínha. Caso contrário, diz-se incompleta.

As folhas do Hipericão do Gerês não têm pecíolo - diz-se que são folhas sésseis.

A folha da laranjeira não tem baínha. Também é uma folha incompleta.


1. Uma Nervura
2. A Nervura central
3. O Pecíolo
4. O Limbo

O limbo pode ser inteiro ou recortado; as nervuras podem estar dispostas de várias formas...

Abeto

Bétula

Carvalho

Castanheiro-da-Índia

Faia

Tília




Processos que ocorrem nas folhas


A Respiração:

Durante o processo de respiração as plantas, tal como nós, retiram oxigénio ao ar e enviam dióxido de carbono. As plantas respiram de dia e de noite.

A transpiração:

Tal como nós, as plantas também transpiram. Nesse processo libertam água para a atmosfera. Este processo de transpiração das plantas é responsável por muitos fenómenos climatéricos. Sem a transpiração das plantas, o planeta seria muito diferente. As plantas características dos desertos, os cactos, para pouparem água, não têm folhas, pois ao transpirarem por elas perderiam água indispensável à sua sobrevivência.

As gotas de água acumuladas dentro do saco provam que as plantas transpiram.

Fotossíntese:

Durante o processo de fotossíntese a folha, utilizando a água com sais minerais que aborvida pela raiz (seiva bruta) junta-lhe o dióxido de carbono que absorve do ar e a luz solar, produzindo a seiva elaborada (o seu alimento) e libertando oxigénio para o ar.


13 comentários:

  1. eu acho esse blog um maximo mais eu acho que tem que ter mais coisas so sobre as folhas so elas atendem o meu pedido pois quanto eu tiver tarefa de ciencias sempre virei aqui

    ResponderEliminar
  2. adorei este site nele eu tiro todas as minhas dicas eaprendo sempre um pouco mais.
    Mariane Gomes Azevedo

    ResponderEliminar
  3. esse blog tem muitas informaçoes ,ajudou-me muito para a escola ,de um trabalho que tinha de fazer para a escola ...
    xD

    ResponderEliminar
  4. esse blog é muito bo estou sabendo de tudo agora ^.^

    ResponderEliminar
  5. Grata. Foi de grande ajuda para ajudar o meu filho no teste de Ciêscias.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto do seu blog.E muito giro.

    ResponderEliminar
  7. Este blog ajudou-me para um trabalhinho ue ando fazendo, mas que está a deixar-me enervada :D
    Muito obrigado galera
    Mikeale

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  8. adorei esse blog me ajudou muito.bjjs

    ResponderEliminar
  9. Obrigada professora gosto mais de estudar pelo blog do que pelo livro .....
    Da Carlota do 6ºB

    ResponderEliminar
  10. Valeu pela informação. Tem o essencial. LIKe

    ResponderEliminar